Os evangelhos, quem os escreveu?

A pergunta pode parecer bizarra, mas os quatro evangelhos da bíblia: Marcos, Mateus, Lucas e João foram escritos por quem? A tradição cristã atribui a escrita dos evangelhos a estes apóstolos e discipulos de Jesus, mas sabiam eles ler e escrever? Sabe-se que o aramaico era a língua falada em Israel no primeiro século d.C., eram, estes seguidores de Jesus, de tal forma literados, que seriam capazes de ler e escrever em duas linguas: o aramaico e o grego? Os quatro evangelhos foram escritos em grego, e de forma literária. Eram, estes discípulos capazes de escrever em grego de forma avançada? A própria bíblia é clara sobre este assunto, em Atos 4: 13 é escrito que Pedro e João eram "agrammatoi", uma palavra grega que significa ser iletrados ou analfabetos. Tal, não espanta porque o academico e autor Bart Ehrman explica que em estudos arqueológicos realizados em Israel, na Galileia, não existiam edifícios públicos, como escolas, não havia evidência de que existisse uma comunidade de gentios ou pagã que falasse grego, antes, era uma zona onde apenas viviam os locais, numa vida simples e pobre, não existindo qualquer evidência de literacia, concluindo-se que a população falava apenas o aramaico, e que não sabia ler e escrever (Ehrman, 2011, pp. 86-87). Este autor, apresenta um estudo, que na Palestina do primeiro século apenas 3% da população sabia ler e escrever, isto dentro das cidades maiores, fora desses locais, o analbafetismo subia para 99%. (Ehrman, 2011, p. 85). Portanto, seria normal os apóstolos e discípulos de Jesus serem iletrados e não saberem falar grego. Mesmo, por hipotese, que eles tivessem aprendido grego em anos posteriores, seriam capazes de produzir texto literário, conhecerem e citarem a septuaginta escrita em grego? É muito improvável que tal tenha acontecido, como o próprio livro de atos confirma a respeito de Pedro e João. 

Outra linha de evidência, é que os quatro evangelhos não referem quem são os seus autores, são autores anónimos. Só no "novo testamento" são 9 livros com autores anônimos. Bart Ehrman informa que os 4 evangelhos durante 100 anos eram citados sem os nomes dos autores. O anonimato dos escritores dos Evangelhos foi respeitado por décadas. Quando os Evangelhos do Novo Testamento são mencionados e citados por autores do início do século II, eles nunca são intitulados, nunca nomeados. Justino Mártir, que escreveu por volta de 150-60 d.C., citou versículos dos Evangelhos, mas não indicou os quatro nomes dos Evangelhos. Para Justino, esses livros eram simplesmente conhecidos, coletivamente, como as "Memórias dos Apóstolos". A primeira vez, em que os nomes Marcos, Mateus, Lucas e João aparecem citados como sendo os autores dos evangelhos foi por um dos pais da Igreja, Irineu, por volta de 180–85 d.C. (Ehrman, 2011, p. 250). Isto, porque passou a ser visto como necessário atribuír nomes de autores aos quatro evangelhos que eram mais amplamente usados nos círculos ortodoxos, para diferenciá-los dos "falsos" evangelhos usados pelos "hereges" (Ehrman, 2011, p. 252). A autoridade dos Evangelhos estava então assegurada: dois deles foram supostamente escritos por testemunhas oculares dos eventos que narram (Mateus e João), e os outros dois foram escritos a partir da perspectiva dos dois maiores apóstolos, Pedro (o Evangelho de Marcos) e Paulo (o Evangelho de Lucas). No entanto, não há evidência de que estes foram escritos por essas testemunhas oculares, até porque, os autores anónimos nunca escreveram na primeira pessoa do singular, escreveram sempre na terceira pessoa,.

Resumindo, sabemos que os evangelhos foram escritos por autores anómimos, que não foram testemunhas oculares da vida de Jesus, que falavam e escreviam fluentemente o grego e que produziram estes textos muitas décadas depois da morte de Jesus. Estas evidências, levantam questões sobre a credibilidade dos relatos, até porque não existem originais dos evangelhos. Foram adulterados estes textos? São fidedignos os relatos sobre Jesus? Existem contradições comparando estes quatro evangelhos? Temas estes, que serão abordados em próximos artigos. 

Referências:

Ehrman, B. D. (2011). Forged: Writing in the name of god--why the Bible's authors are not who we think they are. HarperCollins.